COMPLIANCE

A área de Compliance da Milano tem como iniciativa assegurar o correto cumprimento das leis e regulamentos externos e internos e, assegurar a marca, desvinculando qualquer ato de má-fé realizado por pessoa física em nome da empresa, dos atos e realizações da pessoa jurídica, resguardando assim seus executivos, conselhos e acionistas.

A metodologia de Compliance atua na prevenção (iniciativas para reduzir a materialização dos riscos), detecção (iniciativas para identificar os riscos já existentes) e resposta (iniciativas para corrigir, solucionar, punir e endereçar assuntos críticos). A ação assegura o cumprimento das normas e dos processos instituídos pela alta administração e acionistas, executando essas atividades de forma rotineira, independente e permanente, monitorando-as de maneira corporativa e oportuna.

Na Milano, as políticas de Compliance baseiam-se em 4 pilares ou direcionadores, para os quais são desenvolvidas ações específicas que visam dar solidez a cada um deles. Essas iniciativas são distribuídas entre os Pilares “Governança e cultura”, “Políticas, processos e procedimentos”, “Pessoas” e “Monitoramento, testes e reporte.”

• Governança e cultura: mecanismos de governança corporativa com estrutura, funções e responsabilidades delimitadas. Patrocínio, estratégia e cultura positiva de Compliance documentadas e que possam ser constatadas.

• Política, procedimentos e processos: são estabelecidos para endereçar os principais temas de Compliance, permitindo divulgar as diretrizes da Alta Administração e melhorar o ambiente.

• Pessoas: desenvolvimento de competências e planos para alcance por meio da descrição de papéis, responsabilidades e treinamentos.

• Monitoramento: mecanismos de monitoramento, testes e reporte que possam auxiliar a administração na mensuração da aderência ao tema Compliance em relação aos níveis esperados, dando suporte aos executivos na compreensão dos riscos e ações, tomadas para permitir uma efetiva gestão dos principais temas de Compliance.